O bentevizinho-do-brejo tem 18 centímetros, seu bico é comprido e fino. Possui crista amarela-enxofre, bordas das rêmiges externas ferrugíneas. Sua voz é um fino “sirr”, “tzri-tzri”.
É comum em áreas arbustivas nas margens de poças, rios e de lagos. Vive aos pares ou em pequenos grupos familiares. Vive a pouca altura. Pousa geralmente ereto. O seu nervosismo é denunciado por movimentos bruscos de asas, do pássaro pousado. Gosta de tomar banho de chuva ou na folhagem molhada. Tem o costume de dormir em grupos ou em buscar um lugar mais abrigado para passar a noite. É brigão.
Grande parte do Brasil, em duas regiões separadas:
Encontrado também no Panamá e nos demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
O chopim-do-brejo é uma ave de canto melodioso, que é um assobiar forte. Dragona, uropígio, barriga e lado inferior das asas amarelos, bico preto e pontiagudo, tornam fácil sua identificação. Possui o olho anegrado. Espécie do Brasil central e meridional com cerca de 24cm e 70g.
Quando o bando muda para outro local, costumam cantar em vôo. Vivem nos brejos, na várzea com capim alto, quase sempre em bandos. É freqüente alguns indivíduos cantarem juntinhos, pousados a um palmo de distância um dos outros.
Ocorre no sul do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e no Estado de Minas Gerais.